Início

Vencedores!


Categoria: I

  lugar


Professora: Laurinha Dias de Amorim Silva
Projeto: Plantando a consciência
Município: Belo Oriente - MG
Escola: Escola Municipal Homero Schettino

Resumo do projeto:
A professora Laurinha Dias de Amorim Silva desenvolveu com as turmas de 2º e 4º série do Ensino Fundamental o projeto “Plantando a consciência”.
Os alunos iniciaram construindo um mascote (com plantio de sementes de alpiste) para acompanhá-los no decorrer do projeto. Fizeram diversas pesquisas com os softwares educacionais e foram a campo ter novas descobertas. Em sala de aula fizeram debates, produziram textos, apresentações no Kid Pix e trabalharam muito na mesa alfabeto, com a configuração que a professora fez.
Os alunos receberam a visita da Polícia Militar Ambiental, que fez a doação de 50 mudas de árvores e uma palestra para eles. Após a palestra, os alunos escolheram um local, avaliaram o mesmo e envolveram a comunidade para fazer o plantio das mudas.
No dia 21/09 houve uma apresentação do projeto para a comunidade, autoridades locais e alunos de uma cidade vizinha Naque, que também trabalhavam sobre o meio ambiente.


  lugar


Professora: Vânia Maria da Silva Santos
Projeto: A escrita abrindo horizonte
Município: Mariana - MG
Escola: Escola Estadual Dr. Gomes Freire

Resumo do projeto:
A professora Vânia Maria da Silva Santos desenvolveu com a sala de recursos e apoio pedagógico, espaço onde crianças com dificuldades de comunicação têm contato com outras crianças por meio da Língua de Sinais, leitura e escrita, o projeto “A escrita abrindo horizonte”.
O objetivo do projeto foi promover a interação permanente do aluno com o professor e com outros alunos, por meio da aprendizagem dos nomes dos objetos. Os alunos participaram de rodas de conversas, visitaram o Sacolão Center e Supermercado Eldorado, fizeram observações e identificações de objetos da sala e diversos trabalhos com a Mesa Alfabeto Educação Especial.
O projeto envolveu alunos cegos, com visão subnormal, disléxicos, deficientes mentais e surdos. A professora percebeu durante o projeto que o trabalho em grupo é fundamental com incentivo à aprendizagem dos alunos. Em grupo, a habilidade de um, supre a deficiência do outro, e assim eles crescem juntos.



  lugar


Professora: Josiane Nesello
Projeto: Língua Inglesa: Rompendo as barreiras através da informatização
Município: Esteio - RS
Escola: EMEF João XXIII

Resumo do projeto:
A professora Josiane Nesello desenvolveu com as turmas do pré à 4º série do Ensino Fundamental o projeto “Língua Inglesa: Rompendo as barreiras através da informatização”. Nesse projeto, ela utilizou a Mesa E-blocks, Alfabeto e o software Kid Pix para desenvolver diversas atividades da língua inglesa e permitir aos alunos acesso e contato com a língua inglesa de maneira prazerosa, para que desenvolvessem o gosto pela língua estrangeira.
Durante o projeto, os alunos tiveram oportunidade de trocar cartas escritas em inglês com alunos do Norte do país. O projeto ainda tem por meta oferecer futuramente o atendimento à comunidade escolar.


Categoria: II

  lugar


Professor: Genivaldo Batista Rodrigues
Projeto: O lixo nas vias públicas
Município: Novo Airão - AM
Escola: Escola Estadual Danilo Matos Areosa

Resumo do projeto:
O professor Genivaldo Batista Rodrigues desenvolveu com a turma do 1° ano "A" do Ensino Médio o projeto "O Lixo nas vias públicas". Nesse projeto, os alunos trabalharam com o Portal Aprende Brasil para pesquisar tudo sobre o lixo, problemas, causas e conseqüências. Os alunos foram a campo e mudaram a realidade de uma rua do município que era considerada muito suja. Eles colaram cartazes, distribuíram panfletos conscientizando a comunidade, construíram lixeiras utilizando materiais doados por lojas de materiais de construção e, junto com a comunidade, fizeram um mutirão para limpeza da rua. O professor desenvolveu um vídeo para demonstrar como foi o projeto.



  lugar


Professora: Maria Gorete Danzi de Almeida
Projeto: Quem sabe compra
Município: Jaboticabal - SP
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire

Resumo do projeto:
A professora Maria Gorete Danzi de Almeida desenvolveu com as turmas da 5º série do Ensino Fundamental o projeto “Quem sabe compra”. Nesse projeto, os alunos trabalharam com o software Supermercado. Fizeram lista de compras junto com suas famílias, selecionando os alimentos realmente necessários e foram a um supermercado, onde puderam verificar preços, data de validade e fazer comparações. A partir do trabalho desenvolvido, os alunos recolheram doação de alimentos e montaram seu próprio mercado, simulando as compras. Ao final, os alimentos utilizados foram entregues para uma família da comunidade.

  lugar


Professora: Glaci Matoso Mendes
Projeto: Rádio na Escola
Município: Curitiba - PR
Escola: Escola Municipal Albert Schweitzer

Resumo do projeto:
A professora Glaci Matoso Mendes desenvolveu com a 8º "A" do Ensino Fundamental, um projeto sobre “Rádio na Escola”. Nesse projeto, os alunos trabalharam com o Portal Cidade do Conhecimento (Aprende Brasil) para fazer diversas pesquisas sobre o rádio, criar home pages e linha do tempo. A professora fez um blog sobre o assunto e publicou seu projeto no editor de projetos. Com este embasamento, os alunos criaram uma rádio na escola (Rádio Trans Jovens) e apresentaram para todos os alunos e professores.